sexta-feira, 27 de março de 2009

Toile de Jouy

Almofada Toile de Jouy francesa - Floral/lilás
45x45cm com botão forrado
Chinesa/vermelho - Campestre/beringela - Campestre/rosa
Campestre/marrom - Floral/lilás - Listra campestre/azul

A ''Toile de Jouy'' , é fabricada na França desde 1760, na cidade de Jouy en Josas, o que explica o nome. Estes tipos de tecidos em algodão estampados em cores vivas foram originalmente trazidos da Índia por navegantes portugueses no século XVI e viraram moda na corte.
As cores originais eram púrpura, lilás, vermelho, violeta, café e preto.
A fábrica em Jouy em Josas desenvolveu a impressão destes tecidos com desenhos detalhados e os motivos eram compostos por personagens mitológicos, eventos históricos, cenas campestres e composições florais.
No início os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os detalhes feitos à mão posteriormente. Mais tarde, foi desenvolvida a técnica de gravação em cilindros de cobre.
O proprietário, Philippe Oberkampt, foi condecorado com a Legião de Honra e a fábrica chegou a receber o título de ''Manufacture Royale'' e recebeu a visita do Napoleon.
Outras manufaturas estampavam os mesmos tipos de tecidos por toda a França usando o mesmo nome, “Toile de Jouy”, que se tornou o nome genérico.
A fábrica de Jouy em Josas fechou em 1843 e as maiores partes dos cilindros de cobre, com as estampas originais, desapareceram ao curso dos anos. Hoje, só restam preservados na França catorze deles.

Um comentário:

Unknown disse...

Cara Aurélia,
Gostaria de saber se você produz estas almofadas para venda no Brasil (em SP). Tenho interesse.
Um grande abraço,
Diana
dianadebarros@hotmail.com